terça-feira, 22 de junho de 2010

Relatório de aula 21/05/2010


por Anelisa L.


Cheguei na aula umas 19:20 horas e Paulo já estava fazendo a leitura de seu relatório, foi então que me mostraram que meu nome estava na lousa e que seria o meu dia de fazer o relatório da aula, fiquei um pouco assustada pois para mim o meu dia seria na outra semana. Senti-me um pouco obrigada a fazer este relatório e também nervosa não sabendo o que escrever.
Me sentei no canto da sala para tentar olhar para todos e tentar captar algo interessante e comecei a escrever o que me vinha a cabeça e me utilizando das falas de meus colegas de classe.
Após o registro de Paulo, Tânia começa a ler o dela, mesmo rouca diz que ela própria quer fazer a leitura e pude sentir na carinha dela um ar de vingança como quem diz “agora é a minha vez”.
A aula prossegue e senti um certo alívio quando a professora disse que nos relatos não precisaria que tivesse a fala de todos, assim não acabo me confundindo, nem fico preocupada com o que deixei passar despercebido, pois sinto que isso vai acontecer e muito.
O grupo das meninas Bruna, Caroline, Marjorie e Miriam continuam a exposição de sua atividade e com a escrita da carta coletiva.
Durante a atividade fomos interrompidos por nossa colega da outra disciplina que nos trouxe a má notícia de que as pessoas da sala dela estariam indo embora e que não daria para entregarmos as nossas cartas, então ficaria para a próxima sexta. Durante essa visita a colega Cleri citou que o professor de sociologia teria ido a aula para marcar a data da prova e dos trabalhos deles, e nossa professora Laura talvez tenha se empolgado com a idéia e foi até a lousa dizendo que também faríamos uma prova, foi a pior notícia que ela poderia ter nos dado, o que causou uma leve “revolta” de todos na sala, a Tânia disse que a professora teria ficado com ciúmes do outro professor. Mas, diante de tal discussão a professora mudou um pouco e disse que não seria bem uma prova, mas sim uma reflexão sobre a disciplina. Pensei que talvez não teria pior prova que ter que fazer este relatório, então esperemos para ver como será esta tal reflexão.
O fim da carta coletiva causou dúvidas e todos tentavam colocar meio que um pensamento para fechar com a atividade. Estava difícil de entrar em um acordo de como escrever de melhor forma esta reflexão. A Bruna escrevia, apagava, riscava e escrevia novamente, até que enfim parece que todos concordamos que para realçar a carta colocaríamos uma frase dita por nossa colega Karina em uma das aulas e esta frase se tornou um lema para todos nós da sala. É Karina vai ficar famosa heim, que xique!
A professora retorna a questão da prova que ela camuflou de reflexão para nos acalmar, disse que devemos tecer com agulhas nossos retalhos, mas com um pequeno erro da professora se tornou argulhas, tudo bem vai professora agente entendeu!
Começou então a discussão de onde faríamos o trabalho de reflexão e Iuri disse que deveríamos fazer um julgamento se seria em casa ou em sala, e ele diz que se é com agulhas temos que ter em mãos como um tecelão. Camila diz que não importa os meios a serem usados, mas sim os fins, o que terá no final. As falas não foram exatamente estas, mas é mais ou menos isso. Alguém então diz que quem quer faz em casa, ou faz na aula, a professora não gostou muito da idéia e acabamos por não decidir como será feito.
Depois de pronta a carta foi por livre e espontânea pressão passada para David que foi o escolhido para transcrever a carta que vamos entregar para outra turma.
Falando novamente sobre a reflexão, a professora diz que será uma produção dos nossos conhecimentos. Karina diz que como não foi decidido poderíamos fazer um esboço em casa e concluirmos na aula, mas Natália não gostou muito da idéia, diz que com o barulho da sala não conseguiria fazer um trabalho muito bom.
A professora para terminar com as discussões fala que então faremos em casa e pede desculpas ao Paulo, pois terá que passar mais uma noite de sábado fazendo suas reflexões.
A idéia é colocar nessas reflexões tudo o que vimos durante as aulas, o que mexeu mais com agente e o que causou em nós as aulas e as discussões, como disse a Bruna que nós começamos de um jeito e terminaremos de outro, olhando com outros olhos.
A professora diz que quer que usemos das aulas e dos textos trabalhados para tecermos nossos retalhos.
Definimos então datas de entregas de registros e do trabalho e vamos para o intervalo.
Voltando do intervalo as meninas Ana Carolina, Camila, Mariana, Natália e Vanessa (morena) como disse a Tânia em seu relatório começam com a exposição de suas atividades, elas propõem a atividade do jornal de parede ou jornal mural.
Durante a explicação de como será a atividade Natália conta que deu a proposta para trabalhar a atividade no projeto que ela participa e que foi muito bem aceito, então começaram a aplicar com as crianças do projeto. Muito importante esta proposta, pois o que aprendemos aqui em sala pode e deve ser passado adiante e aplicado com nossos alunos.
A atividade foi passada para que colocássemos em três pedaços de papéis o que nós criticamos, propomos e felicitamos sobre tudo o que vimos e passamos durante esses quase quatro anos de curso.
No eu critico apareceram muitas críticas sobre o PI que para mim não foi surpresa, pois por termos sido os cobaias tivemos muitas dificuldades com a má articulação do Projeto Integrador que de integrador não teve nada.
Nas propostas apareceu o PI novamente com a idéia de melhora e muitas outras coisas muito legais.
Já no felicito foram citados os professores e algumas disciplinas, dentre outras coisas.
Abriu-se então o tempo para as discussões já que as meninas proporão o formato de uma assembléia. As discussões foram muitas principalmente sobre o PI, a professora parece gostar muito e vai fazendo algumas anotações.
O grupo e a professora pediram a autorização de todos para fazer do que foi escrito um documento como uma ata já que elas fizeram a exposição como uma assembléia, o que foi escrito vai ser digitalizado, relido, terá alterações possíveis e todos assinarão, a classe concorda com o grupo.
Assim termino meu relatório dizendo que me surpreendi, pois achei que não conseguiria escrever nada,peço desculpas se troquei algumas falas e espero que todos tenham gostado, me perdi bastante, mas acho que está de bom tamanho. Obrigada e beijos a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário