terça-feira, 22 de junho de 2010

Aula com sabor de bolo de passas e nozes




Por Camila C.N.C.

Chegou a minha vez de fazer o registro...


Como era o dia da apresentação do meu grupo sobre Freinet cheguei antes do inicio da aula, tão cedo que tinham poucas pessoas na sala de aula nem Laura estava, então aproveitei para ir à biblioteca como sempre parei conversar e quando retornei a sala de aula já estava cheia e a aula já estava começando.
As carteiras estavam organizadas em grupinhos provavelmente a organização foi feita pelo David. Na lousa estava à pauta da aula que indicava a degustação de um bolo, término da carta coletiva proposta por um dos grupos na aula anterior, apresentação do meu grupo, texto Alves e Garcia, leitura dos registros por Paulo e Taninha, e como responsáveis pelo registro da aula estava o meu nome e de Anelise.
Falei para a professora Laura que eu não gostaria de fazer o registro, pois era o dia da apresentação do meu grupo da atividade criada por Freinet, mas voltei a trás e disse que faria então aqui estou a fazê-lo.
No outro lado da lousa estava escrita a parte da carta coletiva que elaboramos na semana anterior para continuar a atividade.
A aula teve inicio com a leitura do registro por Paulo e Tânia, o mesmo mostrou que ambos prestaram muita atenção na aula, trouxeram riqueza de detalhes em seus relatos recuperando nossas falas da aula anterior.
Professora Laura comentou sobre a importância de trazer reflexões nos registros e também a questão de não ser necessária a reprodução de todas as falas dos colegas.
Lembro que antes os registros eram bem diferentes os primeiros realmente traziam uma reflexão sobre o conteúdo de forma mais generalizada e menos detalhada.
Porém sendo o registro uma atividade individual acho que é direito de cada um fazê-lo da forma que achar mais conveniente com ou sem detalhes das falas dos colegas, ou tratando apenas do ponto principal, trazer reflexões, idéias e etc.
Isso me faz pensar também sobre o sentido que tem o nosso registro para a professora Laura o que ela valoriza nele, teria a função de expressar o que pensamos, nossas reflexões idéias, ou registrar os acontecidos na aula durante essa disciplina ou exercitar a prática do registro.
Gostaria de saber qual o motivo de ler o registro em voz alta, pois no dia de ler o registro às pessoas o fazem de forma diferente ficam nervosas, preocupadas. Isso pode ser bom ou ruim é claro, acho que eu também estou me empenhando mais na formulação desse registro do que me empenhei nos demais.
Como quase tudo na vida tem um lado bom, elaborar um registro e dividi-lo com os colegas de classe é legal, pois assim posso dividir com eles pensamentos e idéias contando o que penso.
Depois continuamos a elaboração da carta coletiva, já tínhamos escrito o agradecimento pela participação dos colegas na festinha feita para Laura e Marjorie. Agora era necessário relatar algo sobre a disciplina, essa parte foi mais difícil acho que escrever uma carta coletiva é um grande desafio pois há uma grande dificuldade para entrar em um consenso e expressar as idéias de todos.
Foi comentado na outra aula, que toda aula fazemos um registro coletivo só que ele é apenas um registro de tudo que falamos na aula não é escrito de maneira formal para que outras pessoas leiam e entendam como é o objetivo da carta por isso a dificuldade na elaboração da carta.
Escrever a carta coletiva exige jogo de cintura, no momento que tentamos relatar a importância da disciplina ficou bem difícil, é muito particular é a opinião de cada um.
Escrevemos brevemente sobre a importância da mesma nesse momento foi necessário abrir mão de algumas opiniões, pois se cada um quisesse colocar a sua não ia dar certo.
Ficamos um bom tempo tentando registrar na carta o pensamento do Yuri sobre os vários fios que são as idéias, pensamentos e reflexões que são unidos pela professora Laura e dão origem a uma nova trama. Isso é o que fazemos em todas as disciplinas onde os professores abrem espaço para debate colocamos nossas opiniões e reflexões na roda para juntos caminhar.
Cleri que cursa a outra disciplina veio nos avisar que eles estavam indo embora sendo assim a entrega da carta coletiva foi adiada para a próxima semana, ela comentou que o professor marcou apenas a data da prova e os dispensou.
Laura então pediu para que anotassem no canto da lousa para ela lembrar de falar sobre a prova que teríamos, a idéia não foi bem aceita pela classe então depois a idéia passou de prova a um grande registro retomando e refletindo sobre todo o semestre dentro dessa disciplina.
A professora falou que a prova seria uma reflexão final que poderíamos usar os textos como apoio, agora surge outro probleminha uns querem fazer na classe outros em casa, Iuri falou da questão de tecer o texto segundo ele este deve ser feito com agulha dizendo que não deveria ser digitado.
Acho que não devemos nos preocupar com detalhes como o local e o modo que vai ser escrito o trabalho, pois o percurso até chegar ao trabalho final é importante sim. Mas este percurso foi todo o semestre e cada discussão que tivemos em sala de aula, cada hora que separamos dos nossos dias para ler um texto escrever um registro e etc.
Então ficou decidido que essa atividade será feita em casa e deverá ser entregue no dia 25 de junho, os registros das aulas devem ser feitos até dia 11 e devemos entregá-los dia 18.
Chega a hora do intervalo tinha um bolinho muito apetitoso. Após o intervalo meu grupo trouxe a proposta de fazer junto a classe um jornal de parede ou jornal mural com o tema curso de pedagogia para alunos do 4º ano os colegas deveriam escrever três papéis um “eu felicito”, “eu critico”, “eu proponho”.
Fizemos umas adaptações para que a atividade acontecesse, pois no jornal proposto por Freinet não era obrigatório a escrita para os três envelopes e também o tempo era mais longo antes da abertura dos envelopes, mas devido a escassez de tempo aconteceu dessa forma.
A partir dos escritos de cada um tivemos uma conversa não foi apenas a exposição de idéias pudemos comentar sobre elas.
O mais criticado foi o PI, não faltaram sugestões para a mudança do mesmo, elogios e críticas para alguns professores entre outros.
A professora Laura sugeriu a pedido da professora Maria Rosa que as opiniões fossem levadas ao departamento acho interessante, porém, vejo alguns problemas como, por exemplo, a ausência da metade da turma e nós falando em nome de todos de certa forma.
Assim encerro meu registro, e acredito que foi de grande valia a elaboração do mesmo ao final deu uma sensação de missão cumprida. Sabe?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário