quinta-feira, 13 de maio de 2010

Registro do dia 16 de abril de 2010 - Vanessa Bianconi

Rio Claro, 16 de Abril de 2010.

"O fraco deve tirar partido de forças que lhe parecem estranhas" (Certeau, 2002, p. 47)

"Estamos fracos por não trabalhar cooperativamente..." (Karina)

Foi feita a leitura dos registros feitos por David e Rachel e em seguida nos reunimos em grupos para discutirmos as questões que levamos para casa, na semana anterior, sobre o texto de Vaniza Guidotti. A partir da exposição do que foi discutido em grupos falamos sobre a relação da professora com seu diário onde a mesma escreve para refletir e avaliar a prática, verificando sempre como se posicionou diante de seu próprio trabalho. A prática da escrita, no texto, é ponto de reflexão a partir dos registros e da organização de idéias e resultados além de proporcionar a oportunidade de perpetuar o vivido, imortalizá-lo, comunicar descobertas (através dos jornais e correspondências - instrumentos da metodologia Freinetiana). Na sala de aula de Vaniza a construção do conhecimento se dá pela valorização da produção e da curiosidade.
Os instrumentos da Pedagogia Freinetiana desenvolvem a escrita e o gosto pela leitura. Seus valores são pautados pelo respeito, a relação com o próximo e a sociedade. Além desses valores é importante a liberdade de fala e escrita (texto livre = expressão).
A partir de então, passamos a discutir o texto proposto para essa aula e começamos discutindo os processos de dominação que organizam a escola hoje. São eles: pedagogização dos conhecimentos, grupalização, hierarquização e centralização.
Sobre a pedagogização dos conhecimentos, falamos sobre a fragmentação dos conteúdos escolares, sobre os professores especialistas e a seleção dos conhecimentos que devem estar dentro ou fora da escola (políticas educativas). Falamos ainda do Aprisionamento dos Corpos (Foucault) na escola, sobre a imobilidade historicamente construída. Laura socializou sua experiência enquanto professora quando "desestruturava a suas de aula uma vez por semana deixando que os alunos fizessem suas atividades sozinhos, priorizando o desenvolvimento da autonomia dos alunos.
Falamos sobre a Grupalização, onde ocorre a segregação, em sala de aula, entre os alunos que sabe e os que não sabem, os meninos e as meninas, os normais e os excepcionais. Concluímos que tais práticas se dão para manutenção das idéias dominantes.
A Hierarquização mostra a valorização de disciplinas ditas "mais importantes", como Português e Matemática em detrimento das outras especialmente no que concerne à carga horária dispensada para cada disciplina. Salientamos a importância, por exemplo, do ensino de artes onde se pode educar o olhar, onde se pode enriquecer os alunos de vivências e conhecimento.
Na Centralização, falamos sobre os PCN's e como temos uma diferenciação dos currículos: um mínimo para a população de baixa renda e um máximo para a população mais privilegiada do país. No currículo oficial temos um saber legitimado, onde são avaliados, por exemplo, os livros didáticos e a formação dos professores. Temos paralelamente ao Currículo Oficial, um Currículo negado, que toma lugar fora da escola e onde se desvaloriza o conhecimento das classes populares.
Verificamos que as autoras são a favor da interdisciplinaridade, da realização dos projetos. Para elas, os conteúdos, as temáticas se encontram sempre em algum ponto e é ai que se encontra o sentido de trabalhar a interdisciplinaridade e não através da criação de pontes artificiais, que não são reais e não fazem sentido com a realidade.
Nesse momento, a aluna Karina nos contou a experiência de uma amiga que aplicou a Pedagogia de projetos (Jolibert) e obteve excelentes resultados. Laura questionou se essa amiga havia publicado algum artigo contando sua experiência e Karina respondeu que não. Laura, prontamente, disse: "É uma pena! Não é?" Nesse momento pudemos verificar a importância do registro das experiências por parte dos professores e sua posterior socialização como fazia a professora Vaniza do texto discutido na aula anterior.
Encerramos a aula combinando as próximas leituras e atividades para a próxima aula. Ficou combinado a leitura da primeira metade do livro sobre a Pedagogia Freinet (enviado por e-mail) e a entrega dos registros de aula.

Vanessa B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário