quinta-feira, 13 de maio de 2010

Registro do dia 05 de março de 2010 - Profº Laura

Primeiro encontro da disciplina “Didática: Práticas Culturais e Práticas Pedagógicas”.
1° semestre de 2010.

Cheguei na sala de aula “nova” e estava fechada. Uma aluna do 3° ano falou que eu teria que pegar as chaves no outro bloco. Assim iniciava meu percurso na disciplina “Didática: práticas culturais e práticas pedagógicas”. Consegui as chaves e voltei novamente para a sala. O tempo já tinha passado, eram quase 1915 horas e ninguém ainda na sala. Aos poucos foram chegando Iuri, Bruna Bernardes e Ana Carolina. Foi Ana quem fez o primeiro comentário que me chamou a atenção, ela disse que estava preocupada porque alguns alunos tinham comentado que eu era ‘exigente’. [...] Chegaram posteriormente Caroline, Paulo e Tânia. O Paulo um pouco confuso, aparentemente tinha-se matriculado nesta disciplina por erro, mas decidiu ficar esse dia para saber a temática. Chegou Marjorie e lembro que Bruna B. ficou feliz quando viu sua colega, me pareceu que estava grávida, mas fiquei calada... Estavam também presentes Mariana e Camila.
Comentei da disciplina e justifiquei quer iria levar o programa /plano próxima semana em função de levar em consideração as expectativas do grupo. Falei dos eixos centrais da disciplina: os sujeitos leitores, escritores e produtores de conhecimento; as articulações dos conteúdos com os contos, filmes; a formação do professor pesquisador/reflexivo e a atitude/postura investigativa. Tentei explicitar o resgate das produções e práticas culturais para pensar na didática e na formação. Levantei a questão da “cidade das letras e das letras das cidades” (Wanderley Geraldi) apontando a importância da questão política que permeia a produção dos professores. A disciplina é nova e gostaria de ir construindo com os alunos, ainda que já tenha explicitado algumas questões. Por exemplo, acho importante vivenciar a construção de um projeto de trabalho no percurso da disciplina. Combinamos de continuar discutindo isso. Quis saber das preocupações e motivações da escolha pela disciplina. Cada aluno/a posicionou-se e lembravam-se das outras duas didáticas do curso.
Fiquei com duas questões importantes para lembrar em todo o percurso da disciplina, foi colocada a importância de “refletir sobre a prática” e “explorar o texto”. Questões apontadas como necessárias pelos alunos, senti que eles apontavam enfatizar essas questões na disciplina.
Segundo comentaram os alunos, agora que estão iniciando o TCC, estão sentido uma dificuldade, pensam que não tem exercitado a capacidade de fazer relações e nexos com diferentes autores. [...]
Combinamos que teríamos intervalo, mas esse dia o intervalo foi longe demais, vou propor rever essa questão. Ainda vou explicitar a questão da presença, [...]
Tinha levado o documentário “Janela da alma”, de J. Jardim, mas o grupo e eu decidimos deixar para o próximo encontro. Assim, os alunos se dividiram em dois grupos e entreguei dois contos escritos por professores, (já deixei no Xerox). Fiquei surpresa quando soube que não tinham tido acesso a escritos/contos/narrativas de professores anteriormente, por isso é que insisto na escrita como questão política. As discussões que surgiram após a leitura forma interessantes: a idéia do professor se sentir excluído dentro do grupo da sala; a questão cultural: qual a cultura dos alunos e qual a cultura da escola; o conceito de estranheza que explicitei a partir de Gentili e de Ginzburg. Deixei em evidência que eles sim conseguem fazer relações com os teóricos quando mostrei que uma das alunas, na sua fala, tinha relacionado às discussões com alguns conceitos que eles já tinham estudado em outros momentos [...]
Esqueci, falando da importância da escrita e do registro, combinamos que cada aluno vai ter um caderno para fazer os registros das aulas a partir do dia 12/03 e que teremos um caderno coletivo da sala, no qual faremos registros segundo um rodízio. Como podem ver o grupo decidiu que eu iniciaria a escrita no caderno coletivo fazendo o registro do primeiro encontro. Outro combinado, para o próximo encontro leitura antecipada do texto de Wanderley Geraldi “A aula como acontecimento”.

Presentes: Ana Carolina, Paulo, Tânica, Bruna B., Iuri, Caroline, Marjorie, Mariana, Camila, Laura

Laura Noemi Chaluh

Nenhum comentário:

Postar um comentário